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domingo, 21 de abril de 2013

ESTA É UMA INCRÍVEL COMPILAÇÃO DE VÁRIAS AULAS DE FILOSOFIA E A REALIDADE DA ESCOLA

O professor entra na sala. Evidentemente, antes desse passo ele já preparou a aula, considerando tudo o que sabe, tudo o que aprendeu dos seus pares, tudo o que as diretrizes exigem.  Também considerou o planejamento e o que vinha ensinando antes, como é a comunidade na qual está inserido seu aluno, o estágio em que estão os melhores e os piores da sala, e onde pretende chegar para preparar seus alunos para a vida, e por ai em diante. Tudo dentro dos conformes, pretende que os alunos cheguem a determinada situação ou entendimento. Junta toda sua concentração, e a coisa segue:
– Bom dia pessoal!
– Bom dia, professor!!!! (coro)
– Tudo bem com vocês?
– Tudo!!! (coro)
– Professor, olha meu caderno novo!!
O professor começa a escrever na lousa para registrar a aula, data, título, nome da aula.
– Professor, é pra copiar?
– Não, seu burro, é enfeitar a lousa!!!!!!
– Olha a educação, pessoal! Não precisa falar assim, Lucas. Tudo que eu escrevo na lousa é pra copiar.
– Professor, o Mateus jogou a borracha em mim.
– Foi nada professor, ela que jogou em mim primeiro.
– Professor, posso beber água?
– Por favor, já vão começar? Nós não combinamos que só temos uma aula de Filosofia por semana, então não podemos ficar perdendo tempo com essas coisas? Não dá pra beber água,...
– Isso mesmo, professor, todo mundo já sabe disso, mas é esse muleque aqui, ó..,
– ...pra ir ao banheiro, e ficar fazendo coisas da outra professora nessa aula, falando...
– Peidando, né professor? (concentração para não rir).
– ...senão a aula acaba sem ser aproveitada. Então vamos tentar nos concentrar na aula. Pra começar, precisamos lembrar do que falamos na última aula...
– Eu sei...
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Calma pessoal, sem gritos... Vocês ai no fundinho, vamos fazer silêncio, por favor? Lembram da aula sobre a importância do silêncio?
– Siiiiiiiiimmmm!
– Sem gritar, pessoal.
– Então, precisamos nos manter em silêncio, aprender a ouvir os colegas, refletir sobre o que falaremos, depois, se tiver algo de útil – lembram das lições de Sócrates? –, levantar a mão e aguardar, não entrar em competição... então, quem lembra do que falamos na última aula?
– Eu!
– eu!
– Eu!
– Eu!
– Eu já falei primeiro seu besta!!!
– Professor, posso ir ao banheiro? (concentração para não explodir)
– Eu não acabei de falar que não podia ir na minha aula?
Na última aula falamos da origem das coisas, de onde terá vindo o  mundo e outras questões...
– Aahhhh, lembrei!!!
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Você, pode falar
A gente falou das árvores, que a árvore veio da semente...
– Isso!
– ...e que a semente veio da árvore...
– E a árvore?
– Da sementeeeeee!
– E a semente?
– Da árvore...
– E a árvore?
– Da semente!
– E a semente?
– Professor?
– Sim, Mateus...
– O senhor já foi no Pólo Shopping? (concentração para não xingar)
– Não, Mateus, nunca fui no Pólo Shopping
– É legal lá...
– Tá, voltando ao nosso raciocínio....
– Professor o Lucas peidou de novo...
– Esse muleque aqui ó, toda hora ele tá fazendo isso, hoje ele tá podre...
– Gente, já foi falado que se a gente precisar de fazer isso, tem que pedir para ir ao banheiro... nesse caso, pode! Graziele, você quer guardar essas figurinhas, por favor? Voltando aqui pessoal, vejam na lousa
– Tem que copiar?
– Pessoal, como eu dizia na aula anterior...
– Professor, dá licença?
– Como posso dar licença se ainda estou escrevendo?
– Só se você fosse o homem elástico, né professor?
– ... para explicar para as crianças como surgiu o mundo, os antigos gregos contavam os mitos e lendas que eles também aprenderam com os pais, então esses mitos passaram de geração a geração... João, guarde esse carrinho!
– Alguém lembra de um mito?
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Você, pode falar.
– A loira do banheiro!!!!
– Ninguém lembra nenhum mito dos gregos que falamos?
– ...
Marcos, da próxima vez que você fizer isso, vou mudar você de lugar!
– Bom, meus caros, já acabou o tempo, vamos prosseguir na próxima aula...
– Aaaaahhhhhh!!!!!!
– Até mais pessoal!
– Tchhaaaauuu!!!

2 comentários:

  1. heh prof isso q acontece aqui na escola né a Emeb "Dom Ildefonso Stehle. " O 5 Ano ... Só eu o Gabriel

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  2. oi Gabriel. De fato, não só na sua sala, mas ela também serviu de inspiração. Note que nesse texto o professor não consegue terminar e vai embora sem conseguir dar a aula. É uma pena que aulas tão interessantes sejam perdidas por falta de interesse de alguns alunos, mas depende de cada um esse interesse. Ninguém pode obrigar os alunos a querer ver as aulas, mas, como sempre digo, é preciso ao menos que se colabore para não atrapalhar a aula dos que estão interessados...
    abraço Gabriel, e pense nisso e no que todos podem estar perdendo.

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