– Bom dia pessoal!
– Bom dia, professor!!!! (coro)
– Tudo bem com vocês?
– Tudo!!! (coro)
– Professor, olha meu caderno
novo!!
O professor começa a escrever na
lousa para registrar a aula, data, título, nome da aula.
– Professor, é pra copiar?
– Não, seu burro, é enfeitar a
lousa!!!!!!
– Olha a educação, pessoal! Não
precisa falar assim, Lucas. Tudo que eu escrevo na lousa é pra copiar.
– Professor, o Mateus jogou a
borracha em mim.
– Foi nada professor, ela que
jogou em mim primeiro.
– Professor, posso beber água?
– Por favor, já vão começar? Nós
não combinamos que só temos uma aula de Filosofia por semana, então não podemos
ficar perdendo tempo com essas coisas? Não dá pra beber água,...
– Isso mesmo, professor, todo
mundo já sabe disso, mas é esse muleque aqui, ó..,
– ...pra ir ao banheiro, e ficar
fazendo coisas da outra professora nessa aula, falando...
– Peidando, né professor?
(concentração para não rir).
– ...senão a aula acaba sem ser
aproveitada. Então vamos tentar nos concentrar na aula. Pra começar, precisamos
lembrar do que falamos na última aula...
– Eu sei...
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Calma pessoal, sem gritos... Vocês
ai no fundinho, vamos fazer silêncio, por favor? Lembram da aula sobre a
importância do silêncio?
– Siiiiiiiiimmmm!
– Sem gritar, pessoal.
– Então, precisamos nos manter em
silêncio, aprender a ouvir os colegas, refletir sobre o que falaremos, depois,
se tiver algo de útil – lembram das lições de Sócrates? –, levantar a mão e
aguardar, não entrar em competição... então, quem lembra do que falamos na
última aula?
– Eu!
– eu!
– Eu!
– Eu!
– Eu já falei primeiro seu
besta!!!
– Professor, posso ir ao
banheiro? (concentração para não explodir)
– Eu não acabei de falar que não
podia ir na minha aula?
Na última aula falamos da origem
das coisas, de onde terá vindo o mundo e
outras questões...
– Aahhhh, lembrei!!!
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Você, pode falar
A gente falou das árvores, que a
árvore veio da semente...
– Isso!
– ...e que a semente veio da
árvore...
– E a árvore?
– Da sementeeeeee!
– E a semente?
– Da árvore...
– E a árvore?
– Da semente!
– E a semente?
– Professor?
– Sim, Mateus...
– O senhor já foi no Pólo
Shopping? (concentração para não xingar)
– Não, Mateus, nunca fui no Pólo
Shopping
– É legal lá...
– Tá, voltando ao nosso
raciocínio....
– Professor o Lucas peidou de
novo...
– Esse muleque aqui ó, toda hora
ele tá fazendo isso, hoje ele tá podre...
– Gente, já foi falado que se a
gente precisar de fazer isso, tem que pedir para ir ao banheiro... nesse caso,
pode! Graziele, você quer guardar essas figurinhas, por favor? Voltando aqui
pessoal, vejam na lousa
– Tem que copiar?
– Pessoal, como eu dizia na aula
anterior...
– Professor, dá licença?
– Como posso dar licença se ainda
estou escrevendo?
– Só se você fosse o homem elástico,
né professor?
– ... para explicar para as
crianças como surgiu o mundo, os antigos gregos contavam os mitos e lendas que
eles também aprenderam com os pais, então esses mitos passaram de geração a
geração... João, guarde esse carrinho!
– Alguém lembra de um mito?
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Eu!
– Você, pode falar.
– A loira do banheiro!!!!
– Ninguém lembra nenhum mito dos
gregos que falamos?
– ...
Marcos, da próxima vez que você
fizer isso, vou mudar você de lugar!
– Bom, meus caros, já acabou o
tempo, vamos prosseguir na próxima aula...
– Aaaaahhhhhh!!!!!!
– Até mais pessoal!
– Tchhaaaauuu!!!
heh prof isso q acontece aqui na escola né a Emeb "Dom Ildefonso Stehle. " O 5 Ano ... Só eu o Gabriel
ResponderExcluiroi Gabriel. De fato, não só na sua sala, mas ela também serviu de inspiração. Note que nesse texto o professor não consegue terminar e vai embora sem conseguir dar a aula. É uma pena que aulas tão interessantes sejam perdidas por falta de interesse de alguns alunos, mas depende de cada um esse interesse. Ninguém pode obrigar os alunos a querer ver as aulas, mas, como sempre digo, é preciso ao menos que se colabore para não atrapalhar a aula dos que estão interessados...
ResponderExcluirabraço Gabriel, e pense nisso e no que todos podem estar perdendo.