GoogleAnalytics

domingo, 15 de setembro de 2013

Comparação do desenho Hércules com as histórias contadas em sala


Os doze trabalhos de Hércules de Monteiro Lobato

Faço aqui a comparação do desenho animado Hércules, da Disney, com as histórias contadas em sala e suas contradições e igualdades (coisas certas e erradas).

Após duas aulas dos trabalhos de Hércules fiz a exibição do desenho animado Hércules da Disney também em duas aulas. Na aula seguinte comparei o que haviam aprendido em sala com o que viram na animação, o que percebiam de certo e de errado. Foi uma ótima fixação de conteúdo e um grande exercício de memorização e lógica.

Hèrcules da Disney
Ao final, os alunos se saíram muito bem. Vejam, por exemplo, como ficou a lousa nesta sala de 3º Ano, onde houve possibilidade de discutir e comparar detalhes, mostrando que o desenho, apesar de ser excelente diversão, tem poucos detalhes corretos (até então apenas 2):



Essa característica foi discutida e ficou claro para eles que nem tudo que vemos corresponde com outras fontes. Comparamos animações  filmes, jogos de vídeo game e esclarecemos que o fato de não corresponderem corretamente com as fontes mais fiéis não deprecia esses trabalhos, especialmente como fonte de diversão. Por isso mesmo, eles não têm o compromisso de ser autênticos com relação às histórias reais ou mais confiáveis.

Disso tudo fica a lição que todos os tipos de trabalho podem e devem ser feitos e apreciados, apenas se deve considerar que esses pequenos filósofos (e também os crescidos) devem sempre buscar investigar as fontes e não acreditar em tudo como verdade final.


Trabalhos dos alunos:

Hércules contra Gerion



Hades e Pânico



Hidra de Lerna


********
Os doze trabalhos de Hércules de Monteiro Lobato, é propriedade da Editora Globo.

A animação Hercules é propridade de Walt Disney Produções.










Nenhum comentário:

Postar um comentário