GoogleAnalytics

terça-feira, 10 de setembro de 2013

LUA EM SETEMBRO




Para quem tem olhado para o céu noturno em setembro, existe lá uma dádiva da natureza para ser observada. Em todos os invernos, devido às condições atmosféricas propícias, há uma melhor visibilidade das estrelas, planetas e objetos espaciais. Neste ano em especial, podemos
observar a conjunção da Lua com Vênus.



Dia 08 de setembro eu estava na cidade de Campos do Jordão, quando o céu estava muito limpo, e pude observar com nitidez a enorme lua, tão grande como nunca vi, e os planetas muito brilhantes ao seu redor. Foi uma grande oportunidade, e desde então tenho seguido esses astros todas as noites. O mais interessante é ver a evolução que ocorre entre o pôr-do-sol por volta de 18:00h quando já é possível ver o céu escuro, e em torno de 21:00h, quando todos esses astros vão descendo para o horizonte e desaparecem. Vejam a sequência abaixo. Coloquei neste post as imagens que encontrei no site Física na Veia. Aproveitem essa oportunidade, chamem a família e apreciem esse espetáculo.




18:30h - Vênus um pouco acima e à direita da Lua:





19:30h - Vênus ao lado direito da Lua:



20:15h - Vênus um pouco abaixo e à direita da Lua:







Atualização: Infelizmente, a rota tem se alterado com rapidez. Neste dia 10 de setembro a lua já estava mais distante e os planetas menores, mas possíveis de ver ainda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário