GoogleAnalytics

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Sequência de aulas de Mitologia Grega por ordem cronológica



A Mitologia Grega é uma dos mais ricos legados ocidentais. Nela estão contidos inumeráveis conhecimentos da cultura humana, das artes, da filosofia e mesmo da psicanálise e seus arquétipos. Mas a imensa quantidade de relatos que formam a genealogia dos deuses gregos, bem como a diversidade de autores e mesmo histórias mitológicas que se desenvolvem distintamente conforme toda a riqueza cultural de regiões e épocas distintas tende a confundir quem as lê.


Nesta pequena introdução À Mitologia Grega para crianças abordei alguns mitos considerados como principais ou mais importantes, mas sem dúvida alguns dos mais conhecidos. Assim, para chegar a Héracles e Perseu, que eram semideuses (gerados pela relação dos deuses com os homens), antes é necessário, para melhor entender essas relações, contar as histórias desde o surgimento dos elementos da natureza, depois dos Titãs, depois dos deuses olimpianos, depois dos humanos. Contados nessa ordem são mais bem compreendidos, tornando-se menos complexos e formando uma sequência mais lógica para a compreensão de todos.

Tendo em vista facilitar para os professores a utilização em sala das aulas mitologia grega que desenvolvi aqui, bem como orientar os alunos interessados para leitura de forma mais didática, resolvi desenvolver este post no qual coloco as aulas já aplicadas por mim (e as que porventura vier a fazer) e que aparecem dispersas pelo blog, em uma sequência cronológica. Desse modo, os meus alunos podem relembrar as aulas de um modo sequencial e que facilite a compreensão. Além disso, quem não é meu aluno ou quem é mas ainda não teve essas aulas pode seguir essa sequência de modo bastante autônomo.

Ademais, os professores interessados em aplicar um módulo de mitologia grega podem ter a facilidade de se tornarem mais eficientes nessa prática, ao mesmo tempo em que adquirem um parâmetro do tempo requerido, que neste caso é em torno de três meses, considerando-se uma aula por semana. Nunca é demais lembrar que o professor deverá encontrar seu próprio método de realizar essas aulas, mas para mim o que mais funcionou e mais prendeu a atenção dos alunos foi a contação de histórias com dramatização e grande quantidade de imagens levadas em sala para ilustrá-las. Nesse item vale de tudo, inclusive usei o livro Os doze trabalhos de Hércules de Monteiro Lobato, que consegui na escola. Ele é sensacional, tanto pelo rigor nas histórias quanto pelas ilustrações.


Os doze trabalhos de Hércules de Monteiro Lobato


Após duas aulas dos trabalhos de Hércules fiz a exibição do desenho animado Hércules da Disney também em duas aulas. Na aula seguinte comparei o que haviam aprendido em sala com o que viram na animação, o que percebiam de certo e de errado. Foi uma ótima fixação  de conteúdo e um grande exercício de memorização e lógica.

Ao final das aulas apliquei a atividade ACERTE OS PERSONAGENS - MITOLOGIA, lembrando que todas essas características citadas nesta atividade deverão ter sido abordadas em sala ao menos de passagem.

Finalmente, a sequência ficou assim:

1ª aula: DEFINIÇÃO DE MITOLOGIA GREGA

2ª aula: O UNIVERSO CRIOU OS DEUSES

3ª aula: A GUERRA ENTRE TITÃS E DEUSES

4ª aula: O MITO DE PROMETEUS

5ª aula: OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES - 1ª parte

6ª aula: OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES - 2ª parte

7ª aula: Exibição do desenho Hércules, da Disney - 1ª parte

8ª aula: Exibição do desenho Hércules, da Disney - 2ª parte

9ª aula: Comparação do desenho Hércules com as histórias contadas em sala e suas contradições e igualdades (coisas certas e erradas).

10ª aula: PERSEU E MEDUSA

11ª aula: O REI MIDAS

12ª aula: ACERTE OS PERSONAGENS - MITOLOGIA



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Sofhia, tudo bem? Como te disse em sala, estou respondendo com um pouco de atraso porque andei com problemas de saúde mas já estou melhor. Mil desculpas pela demora. Vamos à sua questão. Sim, a Héstia era a deusa do fogo e guardiã dos lares, e pertencia à primeira geração de deuses, filha dos Titãs Cronos e Réia e irmã dos grandões Zeus, Poseidon e Hermes. Era considera uma deusa muito familiar. Ela tinha um pacto com Zeus segundo o qual ela permaneceria virgem para ser adorada pelas famílias. Por isso, ela era reverenciada em todos os lares e considerada importante por todos de sua época. Havia imagens suas em todas as lareiras. Curioso é que com a queda da Grécia e o domínio romano ela foi deixada em segundo plano. Para os romanos, o deus do fogo doméstico era Lar, que era também o guardião do fogo em todos os lares.

      Excluir