GoogleAnalytics

sexta-feira, 28 de março de 2014

A Terra e a Lua: Astros Ligados


Nessa aula trabalhamos com Astronomia e pudemos comparar dois itens importantes; a relação entre os tamanhos da Terra e da Lua e a distância relativa entre os dois astros. Essa aula foi sugerida pelo site da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA. Ela é bastante estimulante pois traz para os alunos a rara possibilidade de ver as relações entre tamanho e distância de dois astros muito caros a nós todos: o planeta Terra e seu
satélite natural, a Lua. Algo que impressiona não só os alunos, mas mesmo outros professores é a distância entre os astros, que é de 30 vezes o diâmetro da Terra devendo, neste caso, as esferas ficarem a 4,5m de distância!




Plano de aula de Filosofia
Prof. Emerson Carneiro

A Terra e a Lua: Astros Ligados (Atividade Prática)

Nível: Todos os anos, do Ensino Infantil ao Médio.

Objetivo: Trabalhar com os alunos dois pontos importantes em Astronomia: A relação correta entre os tamanhos da Terra da Lua e a distância entre os dois astros.

Duração: Uma aula, podendo se estender para outras aulas.

Procedimentos: Essa aula pode ser feita a partir de dois discos de cartolina ou EVA, feitos conforme as instruções abaixo. Ou ainda com duas esferas de qualquer material, desde que mantidas as proporções (15cm x 4,1cm). Para os discos é necessário; cartolina ou EVA, de preferência azul e amarelo ou marrom. Na cartolina azul faça o círculo com um compasso aberto a 7,5cm, que dará um círculo de 15cm e será a Terra. Na cartolina amarela faça um raio de 2,05cm que dará um círculo de 4,1cm, e que será a Lua. Neste caso a proporção entre os astros é real. Isso dará uma boa ideia para os espectadores (adultos ou crianças) dessa relação de tamanho. Mas para melhorar podemos dar também uma relação de distância entre esses astros. 

Sabemos que o diâmetro aproximado da Terra é 12.756 km e o da Lua é de 3.476 km, ou seja, o diâmetro da Terra é 3,7 [12.756 / 3.476 = 3,7] vezes maior do que o da Lua. Por outro lado, a distância entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 384.000km, ou seja, caberiam 30 Terras entre esta e a Lua, pois 384.000 / 12.756 = 30. Portanto sabemos que a distância atual entre a Terra e a Lua é de 30 vezes o diâmetro da Terra. Então fica fácil: 30x15cm = 4,5m! Pode-se recortar um barbante ou linha de pesca com essa medida de 4 metros e meio e colocar cada astro em uma ponta.


Esfera de 15cm é vendida em partes 
Havendo possibilidade, pode-se fazer esferas ao invés de círculos,  com a mesma medida. É possível comprar esferas de isopor ou fazer de papel, jornal ou tecido e revestir com papel alumínio para manter o formato. Para ver instruções completas de como fazer esses processos acesse esse link e veja a matéria original, retirada do site da OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Esfera de 15cm e esfera de 4cm, Terra e Lua em proporções exatas
Desenvolvimento: O fato do professor chegar na sala com as esferas na mão já dispara olhares de interesse. Sem perder esse momento de curiosidade, já pode começar instigando todos a adivinharem como será a aula, e o que são essas duas esferas ou círculos. A partir do interesse despertado, explicar a relação de tamanho entre a Terra e a Lua, sendo que a Lua tem o tamanho aproximado de 1/4 do tamanho da Terra.  


A Terra e a Lua-lousa
A partir desse início, será possível estender a aula conforme os interesses dos alunos, ou sua idade. Para os maiores (no caso de Indaiatuba, do 3º ao 5º ANO), após todas as interações - como girar o conjunto todo na sala, se possível com um único ponto de luz para visualizar as fases da lua. Conforme a lousa descrita acima, basta preencher com giz amarelo as cores das fases, após cada demonstração. Para os dos anos iniciais , pode-se reservar 1/4 do tempo para fazer um desenho relacionado ao que se aprendeu durante a aula.

Demonstração A Terra e a Lua - Fases e Eclipses:


Demonstração A Terra e a Lua - Fases e Eclipses
Demonstração A Terra e a Lua - Fases e Eclipses 1

Demonstração A Terra e a Lua - Fases e Eclipses
Demonstração A Terra e a Lua - Fases e Eclipses 2

Demonstração A Terra e a Lua - Fases e Eclipses
Demonstração A Terra e a Lua - Fases e Eclipses 3



A Terra e a Lua-desenho 1


A Terra e a Lua-desenho 2
Havendo interesse do professor é possível pintar ou fazer qualquer "arte" com as esferas, como nessas minhas tentativas abaixo. Para os alunos é sempre interessante. Notem que coloquei dois eixos, um para os polos sul e norte e outro para a inclinação da Terra, de cerca de 24 graus.

Globo - Américas


Globo 1 - África

Globo 2 - África 
Globo 2 - Américas

Lua com trigo sobre cola para ficar rústica


Material necessário:
Cartolina azul suficiente para a Terra (15 cm de círculo)
Cartolina amarela ou marrom para a Lua (4,1 cm de círculo)
Papel alumínio para revestir ou
1 esfera de isopor de 15cm
1 esfera de isopor de 4cm
Tintas azul e amarela, se for pintar as esferas
4,5m de barbante ou linha de pesca
Tesoura, estilete, cola, compasso.


Fonte:
http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/2014/ATIVIDADES%20PRATICAS%20DA%20XVII%20OBA%20DE%202014.pdf

http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=233

Nenhum comentário:

Postar um comentário