GoogleAnalytics

quinta-feira, 27 de março de 2014

Astronauta brasileiro Marcos Pontes no espaço - Missão Centenário

Veja nosso astronauta brasileiro Marcos Pontes no espaço:


Marcos Pontes na Missão Centenário

A Missão Centenário nasceu de um acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) em 18 de outubro de 2005. O principal objetivo deste tratado seria enviar o primeiro brasileiro ao espaço, o tenente coronel aviador Marcos Pontes. Marcos Cesar Pontes é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, atualmente na reserva.

O nome da missão é uma referência à comemoração do centenário do primeiro voo tripulado de uma aeronave, o 14 Bis do brasileiro Santos Dumont, em Paris, em 23 de outubro de 1906.


Foto que retrata o transporte do 14 bis


Acima, Santos Dumont decolando . Abaixo, Marcos Pontes no treinamento

O veículo utilizado para o lançamento da missão Centenário foi a nave Soyuz TMA-8, da Roscosmos, e o seu lançamento aconteceu em 29 de março de 2006 (23h30 horário de Brasília) no Centro de Lançamento de Baikonur (Cazaquistão), tendo como destino a Estação Espacial Internacional (ISS). Essa matéria foi publicada no post Universo em Transformação, em 20/05/13.

Marcos Pontes ao lado do foguete Soyuz, que o levou ao espaço

Soyuz sendo transportada para decolagem

Soyuz abastecida e pronta para decolagem


Soyuz com a bandeira do Brasil

Os videos abaixo são do SBT Repórter, com um programa especial sobre nosso astronauta no espaço. A reportagem de Gilberto Smaniotto e Patrícia Vasconcelos, foi ao ar dia 6 de abril de 2011:


Vídeo 1




Vídeo 2




Vídeo 3




Vídeo 4




Vídeo 5




Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miss%C3%A3o_Centen%C3%A1rio

Os videos dessa postagem são de direitos do SBT, e estão disponíveis no canal do jornalista Gilberto Smaniotto.  https://www.youtube.com/user/GilbertoSmaniotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário