GoogleAnalytics

sábado, 12 de abril de 2014

Eclipse Lunar Total do dia 15 de abril de 2014 - Lua Vermelha

Eclipse Lunar Total do dia 15 de abril de 2014

Lua Vermelha, mas não tem sangue...
Fiquem atentos, porque na madrugada do próximo dia 15 de abril ocorrerá o fenômeno chamado de Lua Vermelha. No Brasil, o Eclipse Lunar Total do dia 15 de abril começará à 01h54 do horário de Brasília. A totalidade do eclipse será às 04h46 e terminará às 07h38. 
O fenômeno deverá durar 78 minutos e será visível em toda a América do Sul
América Central e América do Norte, além da Nova Zelândia e em parte da Austrália.


Por que a lua fica vermelha?


Créditos: NASA
Tradução e adaptação: Richard Cardial

A lua nesse eclipse aparenta ter uma cor vermelha porque vai passar exatamente na parte mais central e escura da sombra da Terra. Nesse caso, a densidade e o ângulo da atmosfera concentram a cor vermelha. Conforme a posição, porém, essa cor pode parecer para nós do alaranjado ao preto. Quem gostar da cor vermelha pode visitar a cidade de Boiçucanga, no litoral paulista, e esperar pelo pôr-do-sol em qualquer dia ensolarado, durante todo o ano, que lá é sempre incrível e bem vermelho, e nenhuma catástrofe acontece.


Embora possa haver boatos de todo tipo circulando por ai, como chamá-la de "Lua Sangrenta" e avisos de catástrofes naturais associadas ao evento, lembrem-se que isso sempre aconteceu na história da humanidade, culminando nos mitos e lendas. Lembrem-se da Mitologia Grega. Lembrem-se, também, que o filósofo é um investigador da natureza, e não aquele que acredita em lendas e superstições. Por isso, buscamos a ciência.

Nesse sentido, a 
fantástica música As Profecias, de Raul Seixas, permite trabalhar o tema, as origens de distintas profecias sobre o fim do mundo e coisas afins com a musicalidade e a genialidade de Raulzito. Para ir para a postagem da aula com a música, clique aqui.

Somente um eclipse.

Simulação da posição real do momento do eclipse lunar total do dia 
15 de abril de 2014. Créditos: Solar System Scope 

Para a Astronomia, trata-se apenas de um eclipse. Sabemos que estes são apenas eventos normais do Sistema Solar, e que já acontecem há bilhões de anos, e continuarão a acontecer nos anos futuros.


O que é incomum sobre o eclipse lunar deste mês é que ele é o primeiro de uma série de quatro eclipses lunares totais que acontecerão um seguido do outro. Chamado de tétrade, essa série de quatro eclipses totais seguidos é um evento muito raro. A última série de eclipses como essa aconteceu nos anos de 2003 e 2004 (e o mundo também não acabou), e só vão ocorrer mais sete desses no século atual.


O primeiro eclipse da tétrade acontece no próximo dia 15 de abril, o segundo no dia 8 de outubro, o terceiro no dia 4 de abril de 2015 e o quarto no dia 28 de setembro de 2015. 


Veja abaixo esse vídeo lindo que mostra eclipse semelhante ocorrido em 2010, na Flórida, EUA:



Veja abaixo o vídeo espetacular preparado pela NASA, simulando como seria visto o eclipse da Lua, mostrando como os raios do Sol passam pela atmosfera terrestre e projetam a cor vermelha na superfície da Lua.



Animação produzida pela Nasa.



Fontes:

Science Visualization Studio do Goddard Space Flight Center, da Nasa.
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/
http://www.cbnrecife.com/noticia/fenomeno-denominado-lua-de-sangue-toma-conta-do-ceu-nesta-terca-(15)
http://www.galeriadometeorito.com/2014/04/eclipse-lunar-dia-15-abril-lua-de-sangue.html#.U0mpRPndWSo

Um comentário: