GoogleAnalytics

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Vídeo da música: I Don't Wanna Talk About It - Rod Stewart + Amy Belle | Trabalhar com emoções


Usei este vídeo nos 5º ANOS para trabalhar as emoções em sala de aula. O resultado foi fantástico.  Após escolher a música, definir o vídeo e editá-lo para conseguir maior qualidade de som e imagem, fiz a tradução e a legenda, mas a deixei sem incorporar no vídeo, de modo a só usá-la quando necessário, ou quando fosse o momento ideal, para que a sua leitura não tirasse o necessário foco na sensibilidade.

Na aula anterior à exibição do vídeo, reservo um momento do final para explicar de maneira simples as funcionalidades do cérebro humano, o que é o cerebelo, o córtex frontal, etc. Depois destaco as funções de cada parte, esclarecendo que ao falar ativamos o córtex frontal e inibimos nossa capacidade de sentir emoções mais intensamente.  Deixo claro que o córtex frontal é o responsável direto pelo nosso estado de alerta. Por outro lado, destaco agitar-se, tentar cantar ou dançar durante a audição da música também tem o mesmo efeito de inibir a emoção. Isso também serve para despertar um interesse no que esta por vir.

No dia da exibição, com esses pressupostos estabelecidos na aula anterior, relembro porque devem manter-se em silêncio para sentir mais emoções e que o máximo proveito da aula depende da colaboração de cada um. Justifico a aula dizendo que a emoção é parte constituinte do ser humano, e por isso também é objeto de estudo da Filosofia. Coloco na lousa somente o registro da data e que trabalharemos as emoções, para isso veremos um vídeo musical de Rod Stewart & Amy Belle, chamado “I Don't Wanna Talk About It”. Não dou maiores explicações sobre o que verão para evitar que procurem o que eu lhes disse e deixem se sentir.

Uma fórmula que funcionou muito bem foi passar o vídeo duas vezes sem legenda. Faço uma primeira exibição e depois pergunto o que sentiram e ouço seus relatos, estimulando-os a compartilharem o que sentiram (sem nunca acender a luz). 

Interessante destacar que em todas as salas perguntaram se Rod Stewart e Amy Belle eram um casal, pai e filha, e mesmo marido e mulher. Isso se deve à percepção por muitos da interação entre eles, as trocas de olhares, as mudanças sincronizadas de voz, a interação com a plateia, etc.. Explico que ela é apenas uma convidada em um de seus shows e que essa interação é comum entre cantores e atores, e que são necessários muitos ensaios para uma execução perfeita, e que isso é arte.

Muitos alunos relatam que sentiram muitas emoções, mas que não conseguem exprimi-las. Nesse ponto, que era a fala esperada, digo que isso acontece porque o que eles tiveram foi uma percepção estética do que lhes foi apresentado. Essa é a mesma sensação que sentimos ante as obras de arte, que nos deixam perceber uma beleza que não sabemos descrever. Isso ocorre devido ao fato de que precisamos interpretar a emoção com a racionalidade, e nesse momento não encontramos palavras para defini-la.

Alguns pontos destacados como mais emocionantes pelos alunos (individualmente) foram a já citada interação entre os cantores, a voz de Amy Belle, o coral (back vocals), o solo de saxofone, os violinos e a participação da plateia.

Somente então passo o vídeo novamente, agora orientando que eles todos percebam tudo isso que foi citado acima e observem quando Rod Stewart percebe a plateia empolgada e faz um gesto para que as back vocals e a orquestra diminuam o volume, para que as vozes do público se destaquem. Tudo isso faz parte das interações únicas de uma apresentação ao vivo de alto nível.

Depois disso fazemos novamente uma discussão (em baixo volume e de luz sempre apagada) para interagir e trocar as experiências de cada um.

Somente então faço a terceira exibição do vídeo, agora com a legenda, para que eles saibam a tradução da letra, mas uso sem legenda nas duas primeiras vezes. As orientações seguintes são para que se mantenham em silêncio o tempo que for possível para que aproveitem ao máximo a sensação de bem-estar.

Sem dúvida alguma, uma das melhores aulas do ano para eles e para mim.
Atualizando para os novos alunos em 17/03.

======
Letra Original
I Don't Wanna Talk About It.
(Rod Stewart & Amy Belle)

I can tell by your eyes
That you've probably been crying forever
And the stars in the sky don't mean nothing
To you, they're a mirror.

I don't wanna talk about it
How you've broke my heart
If I stay here just a little bit longer
If I stay, won't you listen to my heart?
Oh, my heart...

If I stand all alone
Will the shadows hide the colors of my heart?
Blue for the tears, black for the night's fears
The stars in the sky don't mean nothing to you
They're a mirror.

I don't wanna talk about it, how you've broke my heart.
But if I stay here just a little bit longer,
If I stay here, won't you listen to my heart?
Oh, my heart...

  
Tradução da Letra
Eu Não Quero Falar Sobre Isso

Eu posso dizer pelos seus olhos
Que você provavelmente esteve sempre chorando
E as estrelas no céu não significam nada
Para você, elas são um espelho.

Eu não quero falar sobre isso
Como você partiu meu coração
Se eu ficar aqui só um pouquinho mais
Se eu ficar, você não ouvirá meu coração?
Oh, meu coração... Oh, meu coração...

Se eu ficar completamente sozinho
Irão as sombras esconder as cores do meu coração?
Azul para as lágrimas, preta para os medos da noite
E as estrelas no céu não significam nada
Elas são um espelho.

Eu não quero falar sobre isso
como você partiu meu coração
Se eu ficar aqui só um pouquinho mais
Se eu ficar, você não ouvirá meu coração?

Oh, meu coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário