GoogleAnalytics

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Eclipse Total da Lua (Lua Vermelha) será neste Sábado 04 de Abril, de Manhã!

Depois de tantos pedidos dos alunos fiz este post para lembrar do horário do eclipse da lua. 

Nesse próximo dia 04 de Abril de 2015 (amanhã), os habitantes da Ásia, Oceania e do oeste dos Estados Unidos poderão ver um eclipse total da Lua, quando ela fica muito vermelha e diferente. A cor se deve à refração dos raios solares na atmosfera da Terra que se projetam em sua sombra no espaço , aparentando que a lua ficou vermelha.

Entretanto, no Brasil, apenas em alguns lugares  será
possível observar fenômeno, a maioria parcialmente.

O eclipse poderá ser visto em duas fases; a parcial (ocasionada pela penumbra; a sombra clara da Terra) e a total (da umbra; a sombra escura da Terra).
 Eclipse total só em uma parte do Acre, onde o fenômeno está previsto para começar as 04:01 da manhã (horário local).

No Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, o eclipse se iniciará às 05:01.

Já em Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins e Amapá o eclipse será às 06:01 da manhã. 

Sim, é isso mesmo! Ele será visível durante parte da manhã, e não da noite!  Nos outros Estados não será possível observar o fenômeno, que vai durar apenas alguns minutos em sua fase total. 

Este fenômeno é bastante comum mas nunca deixou de fascinar os seres humanos (e quem sabe até os animais!?).  Muitos povos criaram muitas lendas, mitos e crenças de todo tipo associadas a ele, e ainda hoje as pessoas relacionam a cor vermelha a sangue e ao surgimento de doenças e coisas desse tipo, como queda de asteroides e catástrofes.

Hoje sabemos que nada disso tem relação com o eclipse, que é um fenômeno da natureza que acontece há milhões de anos e, esperamos, ocorrerá ainda por muito tempo!

A sequência de quatro eclipses que ocorrem este ano, de que falei neste post, é muito rara e só vai acontecer oito vezes neste século. O próximo eclipse total lunar poderá ser visto daqui do Brasil, mas será somente no dia 28 de setembro de 2015. Fiquem atentos!


Só lembrando que somente os eclipses solares precisam de proteção nos olhos para ser vistos, mas os da Lua podem ser observados sem nenhuma proteção.

Clique no link abaixo para ver um vídeo da Academia de Ciências da Califórnia mostrando como acontece essa maravilha da natureza, mas o áudio é em inglês.



Fontes:

Academia de Ciências da Califórnia
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2015/04/eclipse-lunar-neste-sabado-e-o-mais-curto-do-seculo.shtml
http://climatologiageografica.com/lua-de-sangue-entendendo-o-eclipse-lunar-do-proximo-mes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário