GoogleAnalytics

domingo, 13 de setembro de 2015

Eclipse Total Lunar Dia 27 de Setembro de 2015



Em 27 de setembro de 2015 (em um Domingo) teremos um eclipse lunar total, o qual iniciará cerca de 21h12min e terá máximo (Lua mais escura) por volta de 23h47min. A Lua estará alta o tempo todo o que facilitará a observação. O eclipse terminará por volta das 02h22min.

Como a lua estará passando pela sombra da Terra na sua parte que reflete as ondas do Sol que passaram pela atmosfera do planeta, as cores vermelha e laranja serão projetadas no espaço e a lua refletirá essa cor, podendo ficar entre o amarelo, alaranjado e o vermelho.

Não há nenhum perigo para a vista esta observação, ao contrário dos eclipses solares. Os horários dados são para observações a partir de Brasília. O eclipse será visível em todo o Brasil, com ligeiras diferenças de início e término conforme o local. Recomendamos a todos que incentivem seus alunos e aos familiares deste a fazerem as observações do eclipse.
Lembrem-se; esse é um fenômeno comum da natureza que se repete há bilhões de anos.  A lua ficar vermelha é normal e não significa nada além do que foi dito acima, ou seja: não haverá cataclismos, nem asteroides, nem será o fim do mundo! E assim, sem medos, apreciem a visão desse espetáculo da natureza!


Fonte: OBA: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário