GoogleAnalytics

sábado, 25 de fevereiro de 2017

ECLIPSE SOLAR PARCIAL DE 26 DE FEVEREIRO DE 2017



Neste domingo de Carnaval - 26 de fevereiro de 2017 - ocorrerá um ECLIPSE SOLAR ANULAR (ou Anelar, em forma de anel). Sobre o Brasil teremos (e esperamos poder ver) um Eclipse Solar Parcial. Os eclipses do Sol e da Lua são fenômenos que ocorrem regularmente há bilhões de anos. A cada ano ocorrem no mínimo quatro eclipses, tanto do Sol quanto da Lua. No máximo podem ocorrer sete eclipses do Sol ou da Lua. No Estado de São Paulo vai começar às 10:00h e vai até por volta de 11:50h.

Como acontece?

Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua em fase de Nova passa na frente do Sol e faz sombra sobre a Terra, ou seja, quando ela fica numa posição alinhada entre o Sol e a Terra. As pessoas que estiverem em locais da Terra em que a sombra da Lua será projetada verão um eclipse solar. Do ponto de vista delas, o Sol será totalmente encoberto pela Lua, pois o tamanho aparente do Sol parece ter exatamente o mesmo diâmetro aparente da Lua. 



E por que será PARCIAL sobre o Brasil?


No Brasil este será um ECLIPSE SOLAR PARCIAL porque estaremos em um ângulo não reto, ou seja, a sombra da lua passará exatamente sobre o Uruguai e nós a veremos em um ângulo inclinado. A porção máxima do Sol que será coberta nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul variará entre 0% e cerca de 70%, em média 40%. Veja como será no Brasil e onde poderá ser visto:



Podemos olhar para o Sol?


De jeito nenhum! Os raios do sol incidindo diretamente nos olhos podem cegar. Mas você pode fazer uma de duas coisas:

1º) Usar um vidro de máscara de solda nº 14. É fácil de encontrar e o único recomendado pela Sociedade Astronômica Brasileira e que não oferece risco para os olhos ao olhar o sol. Você pode encontrar em depósitos de material de construção, lojas de ferragens e de material elétrico e custa apenas R$ 2,00!






2º) Fazer um furo em uma caixa de sapato ou papelão. Ficar de costas para o eclipse e olhar para dentro da caixa. A luz do sol entrará pelo furo e projetará a imagem no findo da caixa.






🌎🌓🌞

Agora é só torcer para o céu estar limpo e sem nuvens sobre nós para facilitar a vida dos admiradores da natureza!


🌎🌓🌞

Fonte: 
Todas as informações desta postagem foram extraídas da apostila divulgada pela Comissão de Ensino e Divulgação da Sociedade Astronômica Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário